domingo, 31 de julho de 2011

Pássaro mandarim

                                                           Mandarim    
                                               

Se você pretende criar o Diamante Mandarim antes de tudo, o iniciante pensará no "local" onde será instalado o criadouro, poderá ser em qualquer canto sossegado da casa desde que não haja mudanças bruscas de temperatura, nem correntes de ar. Deverá começar com pássaros jovens, procure adquirir aves saudáveis sem defeito físico, que não esteja triste ou não voe, ela deverá estar alerta, saltitante, nunca encolhida em um canto. Dando a ele espaço para desenvolver-se em ambiente limpo e saudável, terá muitas alegrias com seu plantel. Em cativeiro foram conseguidas várias combinações de cores, é um pássaro pequeno e de procriação muito fácil, se ambienta bem tanto no frio como no calor. Quando adquirir um novo exemplar, não misture com os seus, sem que antes tenha passado por um período de observação.

Gaiolas O material deve ser de metal, "malha fina" com medidas entre 43x31x20 para um casal.

Higiene - É a parte principal para que se tenha sucesso na criação. Trocar a comida, água dos bebedouros, retirar o papel do fundo das gaiolas diariamente e a limpeza geral das gaiolas regularmente retirando e lavando os poleiros.

Alimentação - É simples é a base de grãos, a mistura e constituída de alpiste, milho alvo e painço, e na época de procriação, ofereça uma farinhada. Use sementes que sejam de boa procedência. Colocar sempre ao alcance dos pássaros um pote de areia, ajuda melhor na digestão ( que se encontra nas lojas de animais ) e nesse mesmo pote casca de de ôvo triturada ( tem cálcio )

Reprodução - Começa normalmente quando atinge 9 meses de idade, identifica-se o macho da fêmea – só o macho canta e o bico da fêmea é mais claro, põe de 4 a 6 ovos e com doze dias nascem os filhotes. O Mandarim cria bem seus filhotes, mas sempre e bom possuir alguns casais de Manon caso eles resolvam abandonar os filhotes. O Manon é um ótimo pai adotivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário